A ORGANIZAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL OLHO DO FUTURO, foi constituída por pessoas comprometidas com o bem estar e a evolução fisica e espiritual dos semelhantes ,pessoas essas ligadas a entidades esportivas e culturais de maneira geral , o meio através do qual conseguimos os nossos objetivos iniciais desta, obter apoio de entidades públicas e privadas para a realização de eventos culturais e esportivo que beneficie a sociedade de forma geral. Constituida em 07 de Janeiro de 2010, realizou diversos eventos esportivos em parceria com algumas Federações, tais como Karate, Judo, Capoeira e Tamboréu. Promoveu seminários e Fóruns elencando o ESPORTE E A EDUCAÇÃO COMO INCLUSÃO SOCIAL A CIDADANIA.
A ODCOF mantém uma filosofia interessante com vários trabalhos de inclusão social no Estado. A sua existência deve-se aos vários contatos entidades esportivas fortes e, participando de eventos, cursos nacionais e internacionais com apoio de órgãos públicos ou privados. E mais um ponto que conta a favor: as suas reuniões são decididas pela maioria, sem intervenção do interesse dos gestores. Mesmo assim seu segredo de sustentabilidade é inovação constante de temas pedagógico, administrativo e humildade do seu gestor.
Uma das prioridades da ODCOF é a de regulamentar, organizar, orientar, fiscalizar, promover, dirigir ou controlar campeonatos, festivais, torneios, demonstrações, simpósios, cursos, estágios, graduações e demais atividades de âmbito nacional e internacional, prestando aos filiados, atletas e praticantes a assistência necessária ao fomento do desporto. Sabe-se que o Brasil na área esportiva, principalmente nas modalidades consideradas como Lutas ainda enfrenta diversos desafios a que deve responder para alcançar desenvolvimento pleno e ombrear-se a outros países em desenvolvimento, além de proporcionar oportunidades para que crianças e adolescentes possam se envolver e se beneficiar da saudável prática de modalidades esportivas, dentro de um processo em que valores e princípios educacionais são evidenciados para contribuir com desenvolvimento da cidadania formando melhores cidadãos para a sociedade brasileira. Ademais, outro desafio de grande relevância é a realidade sócio econômica existente na região, onde muitas crianças e adolescentes não encontram condições para a pratica de esporte em escolas, clubes ou mesmo academias de esporte, devido ao preço impeditivo para uma grande parte da população.
Um grande grupo em nossa sociedade é constituído de crianças e os jovens. Além de serem numericamente representativos, são também especialmente vulneráveis os atuais problemas sociais brasileiros, tais como, a violência e a desintegração social. O esporte e a educação física são reconhecidos instrumentos para o desenvolvimento social, especialmente entre jovens. A prática esportiva oferece oportunidade para o aprendizado de habilidades essenciais à vida, como a disciplina, o respeito, a cooperação e a liderança. Impacta diretamente na qualidade de vida futura das crianças e jovens, em especial, com relação a questões de saúde, criando momentos de socialização e lazer.